Porque vocês escolheram a cirurgia plástica como área de atuação?
A cirurgia plástica oferece uma abrangência cirúrgica excepcional. Somos treinados a mexer em todas as regiões corporais, desde as áreas mais procuradas como mama, nariz, abdome e face, até raiz do cabelo, membros, região íntima, etc. Isso nos traz uma grande satisfação. A melhor parte é ver a mudança positiva sobre muitos pacientes como o aumento na autoestima, os cuidados com a saúde e o corpo e a reinclusão social daqueles com deformidades no corpo, seja congênita ou em virtude de traumas.
Para vocês como é trabalhar em conjunto?
Equipe tem um significado muito forte para nós. Conhecemo-nos na faculdade em 2004 e casamos em 2006. Desde lá, aprendemos a trabalhar em sintonia, um complementando o outro. É muito bom poder ter a opinião de outro cirurgião plástico em campo, durante a cirurgia, somando experiência e criatividade. O olhar do homem e da mulher é diferente, assim podemos oferecer juntos aos nossos pacientes essa ótica diferenciada.
Hoje em dia qual seria um diferencial para um bom cirurgião plástico?
Procuramos nos manter sempre atualizados. A cada trimestre participamos de eventos de atualização nacionais e internacionais em cirurgia plástica, trazendo para Manaus o que há de mais atual e moderno na área. Esse seria um diferencial na qualidade oferecida.
Muitos leitores possuem algumas dúvidas sobre os procedimentos mais comuns nessa área. O que seria exatamente a lipoaspiração e quais são suas indicações?
A lipoaspiração é um procedimento invasivo que retira gordura através de aspiração por cânulas. A sua maior indicação é para tratar gorduras localizadas e oferecer o contorno desejado. Pode ser feito em praticamente qualquer área do corpo e em ambos os sexos. Atualmente temos uma procura crescente de pacientes, inclusive homens, procurando a cirurgia para melhor definição corporal.
Qual o período de internação e quantos dias eu preciso para me recuperar e voltar as minhas atividades após a cirurgia?
O retorno às atividades diárias geralmente ocorre no período de 15 dias, dependendo do porte cirúrgico. Já o retorno às atividades de trabalho deve ser avaliado caso a caso.
Hoje em dia, as cicatrizes deixadas pela lipoaspiração são grandes?
Não, elas são bem pequenas, medindo alguns milímetros e localizadas em áreas camufladas, na tentativa de deixá-las imperceptíveis.
O local onde é feita a lipoaspiração pode voltar a acumular gordura?
Sim, se o paciente ganhar peso, ela voltará a acumular gordura, porém o padrão de distribuição muda. A gordura terá mais facilidade para acumular em áreas não lipoaspiradas. A lipoaspiração é um procedimento incrível, com a capacidade de remodelar o corpo, porém não deve ser encarado como um método de emagrecimento. O procedimento deve estar associado com uma vontade de manter o bem-estar e o equilíbrio corporal que a cirurgia ajudou a paciente a conquistar.
Quantos quilos ou litros de gordura podem ser retirados do organismo?
Depende da estrutura e do peso de cada um, pois o limite considerado seguro é de 5-7% do peso corporal. A gordura tem funções positivas no corpo e temos que preservar uma camada de segurança para auxiliar até mesmo a sustentação da pele.